Não é à toa que a madeira é considerada o material de construção ideal para o futuro: renovável, sustentável, de alta qualidade e com incríveis propriedades naturais, a madeira valoriza qualquer projeto e ainda oferece muitas outras vantagens.

Vamos conhecer algumas?

1 – Sustentável e renovável

Aproveitada a partir de técnicas de manejo e reflorestamento e com cadeia de custódia, a madeira sustentável é um material natural renovável que não esgota os recursos da natureza.

Forro Triple Shadow de madeira termotratada / Marca: Lunawood / Projeto: HR ARQ / Foto: Raquel Toth

2 – Melhor para o projeto

Leve e forte, a madeira é mais fácil de ser transportada e trabalhada, facilitando a execução dos projetos ao mesmo tempo em que gera poucos resíduos na obra.

Piso de bambu Densità Castanho Demolição / Marca: Neobambu / Projeto: Roberto de Pace / Foto: João Paulo Oliveira

3 – Faz bem para o ar

A madeira sustentável não utiliza substâncias químicas, não emite poluentes tóxicos e ainda aprimora a qualidade do ar dentro dos ambientes – e o próprio sistema de manejo e reflorestamento ajuda a sequestrar da atmosfera os gases que provocam o efeito estufa.

Piso e forro em Carvalho Europeu Coleção Pro Ivory / Marca: Parky Floors / Projeto: Lilutz Arquitetura / Foto: Monica Assan

4 – Propriedades acústicas e térmicas

A madeira é um isolante natural que não transmite bem ondas sonoras ou térmicas – na verdade ela os absorve, mantendo sempre um equilíbrio nos dias quentes ou frios e ainda abafando o som que sai ou entra dos ambientes.

Piso e painel em Carvalho Europeu Coleção Celta Helvetii / Marca: Wood Parquet / Projeto: Carla Basiches / Foto: Ricardo Bassetti

5 – Beleza e conexão com a natureza

Talvez o mais atraente atributo da madeira seja justamente a habilidade de conectar pessoas e ambientes à natureza com consequências largamente positivas para a mente e o corpo, para a estética visual e para a sensação de acolhimento.

Forro em Tauari Coleção Bris Connect / Marca: Soul Exotic Hardwood / Projeto: Ricardo Basiches / Foto: Ricardo Bassetti

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *