Um novo aplicativo que está sendo desenvolvido pela EHDD, escritório de arquitetura da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, vai ajudar arquitetos do mundo inteiro a criarem projetos e construções mais sustentáveis e com menor emissão de carbono. Trata-se do Early-Phase Integrated Carbon – ou, simplesmente, EPIC.
O aplicativo EPIC permite que o projetista identifique, desde o início da concepção de um projeto, todas as medidas que apresentam maior impacto ambiental – como a área de construção, o sistema estrutural, etc. – e fornece orientações para que sua execução cumpra as metas ambientais e zere (ou chegue o mais próximo disso) a pegada de carbono da construção.
O EPIC também apresenta um quadro de carbono total para que arquitetos e construtores visualizem as mudanças que podem ser feitas no projeto a fim de reduzir os impactos no clima: uma espécie de checklist de sustentabilidade onde a pegada de carbono do projeto vai sendo diminuída a cada solução que é acrescida no quadro.
Por enquanto na fase BETA de desenvolvimento, o EPIC leva em conta as características particulares de cada projeto para facilitar a criação de soluções sustentáveis eficazes e de alta performance, principalmente priorizando a especificação de materiais com Ciclo de Vida (LCA) mais longo.
Saiba mais sobre o EPIC clicando aqui.